11:30 Geral Risco de intoxicação por metanol Nos últimos cinco anos, pelo menos cinco países da Região das Américas relataram casos e mortes relacionados à intoxicação por metanol; mais recentemente, o Brasil notificou 16 casos confirmados de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) insta os Estados-Membros a fortalecer a vigilância toxicológica e epidemiológica, garantir o tratamento clínico oportuno dos casos, reforçar as ações de prevenção e comunicação de riscos dirigidas à população e coordenar com as autoridades competentes a investigação e o controle da circulação de bebidas contaminadas. Compartilhe:
14:10 Geral Chikungunya - Situação Global Em 2025, um ressurgimento da doença do vírus chikungunya (CHIKV) foi observado em vários países, incluindo alguns que não relataram números substanciais de casos nos últimos anos. Entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2025, um total de 445.271 casos suspeitos e confirmados de doença de CHIKV e 155 mortes foram relatados globalmente em 40 países, incluindo casos autóctones e importados de viagens. Compartilhe:
15:05 Geral Organização Mundial da Saúde: Infecção pelo Vírus Nipah - Bangladesh Entre 1º de janeiro e 29 de agosto de 2025, o Ponto Focal Nacional do Regulamento Sanitário Internacional (IHR NFP) para Bangladesh notificou a OMS sobre quatro casos fatais confirmados de infecção pelo vírus Nipah (NiV), temporalmente não relacionados, relatados em quatro distritos diferentes em três divisões geográficas separadas (Barisal, Dhaka e Rajshahi) em Bangladesh. Compartilhe:
07:54 Geral Sarampo - Atualização De acordo com os dados mensais de vigilância do sarampo e da rubéola, publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2025, até 9 de setembro de 2025 foram notificados 360.321 casos suspeitos de sarampo em 173 Estados Membros das seis regiões da OMS, dos quais 164.582 (45,6%) foram confirmados. Compartilhe:
14:31 Geral Equador elimina a exigência de certificado de vacinação contra febre amarela para viajantes da região Informamos aos viajantes da Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil que a exigência de apresentação do certificado de vacinação contra febre amarela para entrada no Equador foi eliminada. Compartilhe:
10:07 Geral Cólera - Atualização Entre 1º de janeiro e 17 de agosto de 2025, um total de 409.222 casos de cólera/diarreia aquosa aguda (AWD) e 4738 mortes foram relatados globalmente, em 31 países, com seis dos 31 países relatando taxas de letalidade acima de 1%, indicando sérias lacunas no gerenciamento de casos e atraso no acesso aos cuidados Compartilhe:
11:09 Geral Surtos de chikungunya e expansão do vírus oropouche geram alerta nas Américas Presença simultânea desses e outros arbovírus aumentam risco de crises, complicações e mortes; Opas pede reforço da vigilância, manejo clínico e controle de vetores; Bolívia, Brasil e Paraguai concentram os maiores surtos de chikungunya em 2025. Compartilhe:
09:50 Geral Sarampo - Atualização Europa De 11.126 casos (93,2% de todos os casos) com idade e estado de vacinação conhecidos, 9.266 (83,3%) não foram vacinados, 1.015 (9,1%) foram vacinados com uma dose de uma vacina contendo sarampo, 713 (6,4%) foram vacinados com duas ou mais doses e 113 (1,0%) foram vacinados com um número desconhecido de doses. Compartilhe:
08:07 Geral Sarampo - Atualização Brasil No Brasil, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 1 e 35 de 2025, foram confirmados 24 casos esporádicos de sarampo Compartilhe:
14:22 Geral Alerta aos viajantes que se deslocarão para as regiões com detecções de Febre Amarela A febre amarela (FA) é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), cuja transmissão se dá por meio da picada de mosquitos silvestres, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Primatas não-humanos (PNH) e humanos são acometidos pela doença, que apresenta evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas formas graves. Compartilhe:
14:20 Geral Equador exigirá certificado de vacinação contra febre amarela Para fortalecer a prevenção e o controle da circulação do vírus da febre amarela, e em cumprimento do Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005), o Equador implementou a obrigatoriedade da apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra esta doença a partir do dia 12 de maio de 2025. A exigência se aplica a viajantes de nacionalidade ou que tenham residência no Peru, Colômbia, Bolívia e Brasil. Compartilhe: