Senegal - surto Febre do Vale do Rift (FVR) 16/10/2025 - 09:07

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), emitiu um Aviso de Saúde para Viagens com destino para o Senegal, devido a um surto da Febre do Vale do Rift (FVR) no país.

O Nível 1 ("Pratique Precauções Usuais") indica que os viajantes devem estar cientes da situação e tomar medidas preventivas padrão.

 

A Febre do Vale do Rift  (FVR) é uma febre hemorrágica viral aguda que causa doenças em animais de criação (como gado bovino, búfalos, ovelhas, cabras e camelos) e pessoas.

A RVF se espalha principalmente pelo contato direto com sangue, fluidos corporais ou órgãos de animais infectados ou por picadas de mosquitos infectados. Não se sabe se a RVF se transmite de pessoa para pessoa.

A maioria das pessoas com FVR não apresenta sintomas ou apresenta uma doença leve, com febre, fraqueza, dor nas costas e tontura. O início súbito dos sintomas geralmente ocorre de dois a seis dias após a exposição ao vírus da FVR. Menos de 2% das pessoas infectadas com FVR desenvolverão sintomas graves, que podem incluir doença ocular, hemorragia (sangramento excessivo) e encefalite (inchaço do cérebro).

A maioria das pessoas se recupera em uma semana, com tratamento limitado a cuidados de suporte. Embora a mortalidade seja maior em casos graves, apenas  1% das pessoas que desenvolvem FVR morrem.

 

Você pode se proteger da RVF prevenindo picadas de mosquito, evitando contato com gado e animais de criação e manuseando, comendo e bebendo produtos de origem animal com segurança.

Maiores taxas dessa doença são observadas após chuvas excessivas e inundações.

Monitore sua saúde durante e após a viagem em busca de sintomas de RVF. A maioria das infecções por FVR é leve, com sintomas parecidos aos da gripe. Procure atendimento médico se apresentar febre, fraqueza, dor nas costas, tontura, visão turva e reduzida ou feridas nos olhos. Informe ao seu profissional de saúde sobre a sua viagem

 

Mantenha-se informado: Consulte sempre os alertas mais recentes das autoridades de saúde antes da sua viagem.

 

Fonte: https://wwwnc.cdc.gov/travel/notices/level1/rift-valley-fever-senegal