Argentina: Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre a circulação de viajantes com sarampo em diversas províncias 25/11/2025 - 13:41

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode ocorrer em qualquer idade. As manifestações clínicas mais comuns são febre alta, erupção cutânea vermelha, coriza, conjuntivite e tosse. Também pode se apresentar de forma grave, especialmente em crianças menores de 5 anos e indivíduos desnutridos, com complicações respiratórias, como pneumonia, e complicações do sistema nervoso central, como convulsões, meningoencefalite, cegueira, encefalomielite pós-infecciosa com deficiência intelectual grave e distúrbios degenerativos de início tardio que são intratáveis ​​ou podem até causar a morte.

É transmitido por gotículas liberadas no ar pelo nariz, boca ou garganta de uma pessoa infectada. O vírus pode persistir no ar ou em superfícies, permanecendo ativo e contagioso por até duas horas.

Não existe tratamento antiviral específico para o vírus do sarampo; no entanto, ele pode ser prevenido por meio da vacinação.

 

Situação Atual

Em 20 de novembro, o Ponto Focal Nacional (PFN) do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) no Uruguai relatou um surto de casos suspeitos de sarampo na mesma família. Os casos incluem três adultos, com idades de 46, 39 e 21 anos, e uma criança menor de 11 anos, todos sem histórico de vacinação. Eles haviam viajado recentemente para a Bolívia, onde participaram de atividades sociais nas cidades de San Pedro de Pinal e San Julián, em locais fechados e com aglomeração, onde relataram ter encontrado pessoas com sintomas.

Além dessa comunicação oficial por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ao PFN, o Uruguai contatou informalmente a Diretoria de Epidemiologia para nos informar sobre os casos e relatar que a família havia viajado por terra pela Argentina. Após isso, uma investigação epidemiológica foi iniciada em conjunto com a Diretoria de Controle de Doenças Imunopreveníveis.

Os casos entraram no país pela fronteira entre Yacuiba (Tarija, Bolívia) e Salvador Mazza (Salta, Argentina) em 14 de novembro e saíram para o Uruguai no dia 16 pela fronteira entre Colón (Entre Ríos, Argentina) e Paysandú (Uruguai), de onde seguiram para a cidade de San Javier, no departamento de Río Negro, residindo em uma comunidade fechada.

Os primeiros sintomas foram registrados entre 11 e 13 de novembro, seguidos pelo aparecimento de uma erupção cutânea nos dias 15, 16 e 17 de novembro, dependendo do caso. Todos os quatro casos estão clinicamente estáveis, com erupções cutâneas persistentes e sintomas respiratórios, enquanto outros três membros da família relatam ser assintomáticos. Em 19 de novembro de 2025, foram coletadas amostras de secreção nasofaríngea, urina e soro, onde foram realizados testes de IgM/IgG para confirmar os casos no Laboratório de Saúde Pública do Uruguai.

Em 21 de novembro, a equipe de resposta rápida da Diretoria de Epidemiologia e da Diretoria de Controle de Doenças Preveníveis por Vacinação iniciou a investigação dos casos.

Os indivíduos viajaram em dois veículos separados até a cidade de Buenos Aires e, em seguida, continuaram a viagem juntos de ônibus até a cidade de Colón, em Entre Ríos.

 

As seguintes informações foram identificadas a respeito do itinerário e dos veículos utilizados na viagem:

 

Quirquincho Bus Company SRL

Origem:  Santa Cruz de las Sierras, Bolívia  – quinta-feira, 13 de novembro de 2025.

Parador Mosconi,  Salta  – quinta-feira, 14 de novembro (almoço).

Parador Rosario de la Frontera,  Santiago del Estero  – quinta-feira, 14 de novembro (jantar).

Parador San Nicolás,  Buenos Aires  – sexta-feira, 15 de novembro (manhã).

Desembarque na  rodoviária de Liniers  (Cidade Autônoma de Buenos Aires) – sexta-feira, 15 de novembro, 12h30.

Fim da excursão no  terminal rodoviário de Retiro  (Cidade Autônoma de Buenos Aires) – sexta-feira, 15 de novembro, 13h.

 

Empresa Balut Hermanos SRL

Origem:  Terminal Salvador Mazza, Salta  – Quinta-feira, 14 de novembro de 2025, 11h45.

Parador de  Pinto, Santiago del Estero  – sexta-feira, 15 de novembro (manhã).

Parador de  Totoras, Santa Fé  – sexta-feira, 15 de novembro (meio-dia).

Pontos de subida e descida identificados ao longo deste percurso:Província de  Jujuy:

Terminal Salvador Mazza

Terminal Tartagal

Terminal de Oran

Yuto

Caimancito Pueblo

Cidade de Calilegua

Terminal Libertador General San Martín

Frade Pintado

Chalican Pueblo

Terminal de San Pedro de Jujuy

Terminal San Salvador de Jujuy

Terminal Palpala

Terminal Perico

Província de  Salta:

Terminal General Güemes

Terminal Metán

Província de  Tucumán:

Terminal San Miguel de Tucumán

Província de  Santiago del Estero:

Terminal Termas de Río Hondo

Terminal Santiago del Estero

Pousada Pinto

Província  de Santa Fé:

Terminal Rafaela

Terminal de Rosário

Província de  Buenos Aires:

Faça uma parada em San Pedro

Terminal Campana

Parada no caminho perto de Escobar.

Terminal El Motivo em Pacheco

Cidade Autônoma de  Buenos Aires:

Terminal Liniers

Terminal Dellepiane

Terminal Retiro

 

Empresa San José SRL

Origem:  Terminal Rodoviário do Retiro  (Cidade Autônoma de Buenos Aires) – Sexta-feira, 15 de novembro, 21h40.

Escalas em  Gualeguaychú,  Concepción del Uruguay,  Colón,  Concordia  e  Federación  (Entre Ríos; chegada em 16 de novembro).

 

 

Qualquer pessoa que tenha participado de alguma dessas viagens, independentemente do assento ou do tempo de permanência em qualquer um dos ônibus, deve ficar atenta ao aparecimento de sintomas (febre alta, erupção cutânea vermelha, coriza, conjuntivite e tosse) e dirigir-se a um posto de saúde usando máscara facial, informando que teve contato com um caso confirmado de sarampo.

Caso não possuam o esquema vacinal completo contra o sarampo, devem receber as doses correspondentes. As equipes do Ministério Nacional da Saúde, juntamente com os departamentos de Epidemiologia das jurisdições e os Programas Ampliados de Imunização, continuam com a investigação epidemiológica, incluindo dados sobre contatos potencialmente expostos de acordo com os itinerários dos casos detectados, bem como as respectivas ações de controle focal.

 

Fonte das informações: Alerta Epidemiológico - Circulação de casos confirmados de sarampo na Argentina - Ministério da Saúde Argentina - 24 de novembro de 2025