Notícias da doença do Vírus Ebola na República Democrática do Congo 10/17/2020 - 09:00

Desde o início do surto, até 14 de outubro de 2020, um total de 128 casos (119 confirmados, nove prováveis), incluindo 53 mortes, foram relatadas do Bikoro (32), Bolenge (1), Bolomba (16), Bomongo (2), Iboko (4), Ingende (13), Lilanga Bobangi (6), Lolanga Mampoko (7), Lotumbe (17), Makanza (1), Mbandaka (25), Monieka (2) e Wangata (2) zonas de saúde na província de Equateur da RDC. Entre os casos notificados estavam três profissionais de saúde.

Desde o início da campanha de vacinação com rVSV-ZEBOV-GP em 5 de junho de 2020, 39.167 pessoas foram vacinadas.

Entre maio e julho de 2018, o nono surto de Ebola na RDC ocorreu em Mbandaka, Bikoro e na Província de Equateur, levando a um total de 54 casos, incluindo 33 mortes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o atual evento parece estar separado do décimo surto de Ebola na parte oriental do país, que resultou em 3.470 casos, incluindo 2.287 mortes, e foi declarado encerrado em 25 de junho de 2020. Os resultados do sequenciamento confirmam o novo surto como um evento de transbordamento separado. Este é o 11º surto da doença do vírus Ebola na RDC desde 1976, quando o vírus foi descoberto pela primeira vez.

Além de surtos de Ebola, o país é atualmente afetado por outros grandes surtos, como COVID-19, cólera, varíola dos macacos, poliomielite e a peste bubônica.

 

Avaliação

Os surtos de ebola na RDC são recorrentes, pois o vírus está presente em reservatórios de animais em muitas partes do país. Implementar medidas de resposta são cruciais e um alto nível de vigilância é essencial para detectar e interromper a transmissão mais cedo.

As medidas de resposta podem ser desafiadoras em meio a outros surtos em curso no país. No passado, casos entre a UE/EEE de cidadãos infectados com Ebola foram principalmente relatados entre profissionais de saúde destacados para apoiar as respostas ao surto de Ebola. Como a resposta atual é conduzida principalmente por habitantes locais, combinada com a disponibilidade da vacina, o que leva a uma baixa probabilidade de cidadãos sendo infectados nesses locais. Para o público em geral que vive na UE/EEE, há uma probabilidade insignificante de exposição, especialmente com limitações de viagens atuais.

Ebola 20 10 2020

Distribuição geográfica de casos confirmados e prováveis ​​de doença pelo vírus Ebola, Província de Equateur, República Democrática do Congo, em 14 de outubro de 2020

IMAGE GALLERY