Orientações gerais antes de viajar para o Brasil

Informe-se com antecedência sobre o clima, hábitos alimentares e culturais do local de destino para ter uma estadia segura e saudável.

Para informações sobre o clima no Brasil, visite o site do Instituto Nacional de Meteorologia.

Verifique se o local para onde vai viajar tem risco de doenças e/ou necessidade de vacinas ou outras medidas preventivas específicas.

Antes de viajar consulte seu médico para uma avaliação, principalmente se for portador de alguma doença pré-existente.

Evite viajar na vigência de qualquer doença infecciosa aguda ou se estiver com febre.

Se precisar fazer uso de medicamentos sob prescrição médica, obtenha a receita e adquira os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem, pois nem sempre é possível adquiri-los em outro país sem prescrição médica local, ou ingressar em outro país com medicamentos na bagagem sem as respectivas receitas médicas.

Leve os medicamentos que você precisará nas embalagens originais.

Se você é estrangeiro, considere a possibilidade de contratar um seguro internacional de saúde particular.
 

Documentos necessários para os estrangeiros entrarem no Brasil

  • Para entrar no país você precisa de um passaporte válido e do cartão de entrada e saída devidamente preenchido. Este cartão deve ser apresentado na entrada no Brasil e mantido até o momento de sua saída, quando será recolhido pela Polícia Federal. É fornecido pelas companhias aéreas ou está disponível nos postos de controle.
  • Os estrangeiros residentes no Brasil, seja de forma temporária ou permanente, além do passaporte, deverão apresentar a cédula de identidade de estrangeiro ou o protocolo do pedido de regularização expedido pela Polícia Federal.
  • Estrangeiros oriundos dos países do Mercosul, são aceitos, além do passaporte, documentos de identidade. No caso de ingresso no Brasil para fins de turismo, negócios, atividades esportivas e artísticas, não serão exigidos o registro na Polícia Federal nem a expedição de cédula de identidade de estrangeiro.
  • Estrangeiros viajando ao Brasil a turismo normalmente necessitam obter visto antes de seu ingresso no país. Esta exigência baseia-se no princípio de reciprocidade de tratamento e aplica-se aos nacionais de países que exigem visto de brasileiros para ingressarem em seus territórios. Países que não exigem visto de turismo de brasileiros normalmente não necessitam de visto para ingressar no Brasil.
  • Confira o Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil.

Leve com você os seus documentos de identificação, com informações de contatos pessoais, tipo sanguíneo, se é portador de alguma doença como alergias, diabetes ou outras que exijam particular atenção.

Observe as regras exigidas pelas companhias aéreas para o transporte de objetos e líquidos.

Se você sentir alteração em seu estado de saúde durante o trajeto da viagem, comunique aos tripulantes.