Sarampo - Atualização no Mundo 22/03/2024 - 13:30

Muitos destinos internacionais estão relatando um aumento no número de casos de sarampo.

Os viajantes correm o risco de contrair sarampo se não tiverem sido totalmente vacinados pelo menos duas semanas antes da partida ou se não tiverem tido sarampo no passado e viajarem para o exterior.

A maioria dos casos de sarampo importados para os Estados Unidos ocorre em residentes não vacinados nos EUA que foram infectados durante viagens internacionais.

Todos os viajantes internacionais devem ser totalmente vacinados contra o sarampo com a vacina contra sarampo-caxumba-rubéola (MMR), incluindo uma dose precoce para crianças de 6 a 11 meses, de acordo com as recomendações de vacinação contra sarampo do CDC para viagens internacionais .

Os viajantes devem procurar atendimento médico se desenvolverem erupção na pele, febre alta, tosse, coriza ou olhos vermelhos e lacrimejantes. O sarampo é altamente contagioso. Os viajantes com suspeita de sarampo devem notificar o estabelecimento de saúde antes da visita , para que a equipe possa implementar precauções para evitar a propagação dentro do estabelecimento.

 

Qual e a situação atual?

O sarampo é um risco contínuo em todo o mundo. As autoridades de saúde dos países listados abaixo relataram grandes surtos de sarampo: 

Afeganistão

Angola

Armênia

Benim

Burkina Faso

Burundi

Camarões

República Centro-Africana

Chade

Costa do Marfim

República Democrática do Congo

Djibuti

Guiné Equatorial

Etiópia

Gabão

Gana

Índia

Indonésia

Iraque

Cazaquistão

Quirguistão

Líbano

Libéria

Líbia

Malásia

Mauritânia

Nepal

Níger

Nigéria

Paquistão

Catar

República do Congo

Romênia

Rússia

Arábia Saudita

Senegal

Somália

Sudão do Sul

Sudão

Síria

Tadjiquistão

Ir

Peru

Emirados Árabes Unidos

Iémen

Zâmbia

O sarampo espalha-se rapidamente e pode tornar-se um risco para viajantes em locais não incluídos na lista acima. O CDC recomenda que todos os viajantes sejam totalmente vacinados contra o sarampo ao viajar para qualquer destino internacional.

 

O que os viajantes podem fazer para proteger a si próprios e aos outros contra o sarampo?

Os viajantes correm o risco de contrair sarampo se não tiverem sido totalmente vacinados duas semanas antes da partida e viajarem internacionalmente.

A vacinação com uma vacina contra o sarampo é a melhor maneira de garantir que você está protegido. Bebês de 6 a 11 meses de idade devem receber uma dose da vacina MMR. Os bebés que receberam uma dose da vacina MMR antes do primeiro aniversário devem seguir o esquema recomendado e receber outra dose aos 12–15 meses e uma dose final aos 4–6 anos. Crianças com 12 meses de idade ou mais, adolescentes e adultos que não tenham evidência presumível de imunidade contra o sarampo devem receber duas doses da vacina MMR com intervalo de pelo menos 28 dias. Se a criança recebeu a primeira dose de sarampo-caxumba-rubéola-varicela (MMRV), ela deve esperar 3 meses antes da segunda dose. 

Se você não tiver certeza se você ou seus companheiros de viagem estão totalmente protegidos contra o sarampo, marque uma consulta com seu médico pelo menos 6 semanas antes de viajar para que você tenha tempo suficiente para ser vacinado.

Algumas pessoas não devem tomar a vacina contra o sarampo ou devem esperar. Se você acha que não pode receber com segurança uma vacina contra o sarampo, converse com seu médico e considere fazer planos de viagem alternativos.

 

O que os médicos podem fazer?

Um auto relato de vacinação contra o sarampo ou um histórico auto relatado de infecção por sarampo não é evidência adequada de proteção. Os médicos devem vacinar qualquer pessoa com 6 meses ou mais que viaje para o exterior e que não possua documentação escrita de vacinação ou outra evidência de imunidade ao sarampo . Bebês de 6 a 11 meses devem ser vacinados com uma dose antes da viagem*. Para viajantes internacionais com 12 meses ou mais, são recomendadas 2 doses com pelo menos 28 dias de intervalo.

*Os bebês que recebem uma dose da vacina MMR antes do seu primeiro aniversário devem ser revacinados de acordo com o esquema de rotina do ACIP (uma dose aos 12 a 15 meses de idade e uma dose final aos 4–6 anos).

 

MAPA SARAMPO

 

 

 

Fonte: CDC - Centers for Disease Control and Prevention

13 de março de 2024

 

 

 

Últimas Notícias