Primeiros registros de dengue no Uruguai 10/03/2016 - 16:50

Em 1 de março de 2016, o Uruguai apresentou à  Organização PanAmericana de Saúde (OPAS/OMS) uma atualização sobre o surto de dengue em curso no país.

Desde a confirmação do primeiro caso autóctone, o Uruguai vem  registrando um aumento sustentado do número de notificações de casos suspeitos e confirmados (570 e 17, respectivamente). A maioria dos casos ocorreu em três departamentos: Montevideo (59%), Canelones (17%) e Salto (4%).

Todos os casos confirmados em laboratório por RT-PCR (RT-PCR) foram positivos para o vírus de dengue. O sorotipo que está circulando é o DEN-1.

Autoridades de saúde no Uruguai implementaram medidas para fortalecimento do controle integrado de vetores juntamente com atualizações para a gestão clínica de casos e ações de comunicações de risco.

A detecção de casos de dengue demonstra um ambiente favorável para a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti no país. Com base em eventos semelhantes e anteriores, espera-se que casos adicionais venham a ser relatados no Uruguai. Este evento, no entanto, não representa um risco para países vizinhos na Região das Américas que já tenham comunicado a circulação da dengue. A OMS continua monitorando a situação epidemiológica e a avaliação de risco com base nas últimas informações disponíveis e não recomenda qualquer restrição a viagem ou ao comércio com o Uruguai.

Regiões do Uruguai com casos de dengue, 2016.


GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias