Paraná registra 1.° caso autóctone de febre chikungunya 10/12/2015 - 08:38

O primeiro caso de infecção pelo vírus chikungunya no Paraná foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (9) . O paciente é um adolescente, de 13 anos, que mora em Mandaguari, no Norte do estado. Ele apresentou os sintomas da doença em setembro deste ano. A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e do zika vírus.

De acordo com o diretor da 15.ª Regional de Saúde de Maringá, Kazumichi Koga, o menino estava há mais de seis meses sem deixar o município, o que comprova que ele foi infectado na cidade. “O exame foi positivo para a doença. Podemos concluir que já existe circulação viral na região, o que é motivo de alerta”, afirma.

Koga salienta ainda que outros 18 casos da febre foram registrados no estado desde o ano passado, mas todos eram importados, ou seja, aqueles em que a infecção ocorre em outra localidade. “Eram pessoas que viajaram para outros países com alto índice da doença e foram picadas pelo mosquito naquelas regiões”, explica.

Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos da dengue: febre alta, fortes dores de cabeça, nas articulações, vômitos. De acordo com o diretor da 15.ª Regional de Saúde, somente um exame de sangue é capaz de diferenciar as doenças.