Influenza 03/05/2018 - 08:56

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou na segunda-feira (23/04), a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2018. Estima-se que 3,2 milhões de paranaenses sejam imunizados. A vacina estará disponível nas Unidades de Saúde dos 399 municípios do Estado até dia 1º de junho.

Nesta campanha, o público alvo são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

Recomenda-se que a população-alvo procure os locais de vacinação o quanto antes, pois após a aplicação, a vacina leva, em média, 15 dias para fazer o efeito. Por isso, quanto mais antes ocorrer a imunização, melhor será sua eficácia, principalmente no período de baixas temperaturas.

A meta de cobertura vacinal é atingir 90% do público-alvo. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde para a secretaria estadual, que faz a distribuição para as Regionais de Saúde.

A vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz.

Como a gripe é transmitida pelo contato com gotículas espalhadas pelo ar por meio de tosse, espirro ou até mesmo a fala de pessoas que estejam contaminadas, outras medidas de prevenção como a higienização das mãos, uso do álcool gel, manutenção dos ambientes bem ventilados, uso de lenços descartáveis e a prática de cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, como também bons hábitos de higiene e alimentação são da mesma forma essenciais para a prevenção.

Prevenção de doenças respiratórias
 
prevenção influenza

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias