Dengue nas Américas 26/02/2024 - 11:05

Dengue nas Américas:

 

Nível 1 – Pratique as Precauções Usuais

 

A dengue é um risco em muitas partes da América Central e do Sul, do México e do Caribe. Alguns países estão relatando um aumento no número de casos da doença. Os viajantes para as Américas podem proteger-se evitando picadas de mosquitos .

 

Dengue Américas

 

 

 

O que é dengue?

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido por picadas de mosquitos. A doença pode levar até 2 semanas para se desenvolver e geralmente dura menos de uma semana.

Os efeitos da dengue na saúde incluem febre, dor de cabeça, náusea, vômito, erupção cutânea, dores musculares e articulares e sangramento leve.

A dengue pode se tornar grave em poucas horas. A dengue grave é uma emergência médica, geralmente exigindo hospitalização.

Em casos graves, os efeitos para a saúde podem incluir hemorragia (sangramento descontrolado), choque (pressão arterial gravemente baixa), falência de órgãos e morte. 

 

Qual e a situação atual?

A dengue é um risco contínuo em muitas partes da América Central e do Sul, do México e do Caribe (mapa). Os viajantes para áreas de risco devem proteger-se evitando picadas de mosquitos. Além disso, os países listados abaixo estão relatando números de casos de dengue superiores ao normal, e os viajantes que visitam esses países podem estar em risco aumentado:

Brasil

Colômbia

Costa Rica

Guiana Francesa

Guadalupe

Guatemala

Haiti

Jamaica

Martinica

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

São Bartolomeu

são Martinho

Ilhas Turcas e Caicos

 

O que os viajantes podem fazer para se proteger?

Como a dengue é transmitida por picadas de mosquitos, todos os viajantes para áreas de risco devem prevenir picadas de mosquitos usando repelentes de mosquitos, vestindo camisas de mangas compridas e calças compridas quando estiver ao ar livre e dormindo em quartos com telas nas janelas ou sob uma rede mosquiteira tratada com inseticida.

 

Fonte: CDC – Centers for Disease Control and Prevention

https://wwwnc.cdc.gov/travel/notices/level1/dengue-americas

Últimas Notícias