Casos de Ebola na República Democrática do Congo 29/05/2017 - 09:10

O surto da doença do vírus Ebola (EVD) na zona de saúde de Likati, província de Basse-Uele, no nordeste da República Democrática do Congo, continua a evoluir. De 12 a 19 de maio de 2017, foram notificados 21 casos suspeitos de Doença do Vírus Ebola (DVE) na Zona de Saúde de Likati. Os casos suspeitos estão sendo investigados e serão devidamente classificados.

Até 19 de maio de 2017, foram relatados 32 casos DVE [dois confirmados, três prováveis ​​e 27 suspeitos]. Até o momento, quatro mortes foram notificadas, com uma taxa de letalidade de 13%. Os casos relatados são de cinco áreas de saúde: Nambwa (11 casos e dois óbitos), Muma (três casos e um óbito), Ngayi (14 casos e um óbito), Azande (dois casos e nenhum óbito) e Ngabatala Sem morte). A maioria dos casos apresentava febre, vômitos, diarreia sanguínea e outros sintomas e sinais hemorrágicos. O surto atualmente permanece confinado à Zona de Saúde de Likati. De acordo com a informação disponível nesta fase, nenhum profissional de saúde foi afetado.

Das cinco amostras de sangue analisadas no Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB) de Kinshasa, duas foram confirmadas como ebolavírus do Zaire. Os espécimes de sangue iniciais foram enviados para o Centro Internacional de Pesquisas Medicais (CIRMF) no Gabão para sequenciamento. O Gabão também confirmou os resultados fornecidos pelo INRB. Um total de 416 contatos próximos foram registrados em Likati e estão sendo monitorados.

Este surto de DVE na República Democrática do Congo foi notificado à OMS em 11 de maio de 2017. O conjunto de casos e mortes de doenças não identificadas anteriormente foram relatados desde o final de abril de 2017. Likati divide fronteiras com duas províncias da República Democrática do Congo e da República Centro-Africana. As áreas afetadas são remotas e difíceis de alcançar, com redes de comunicação e transporte limitadas.


Distribuição geográfica dos casos de doença por vírus Ebola na República Democrática do Congo, de 22 de Abril a 19 de Maio de 2017.
Distribuição geográfica dos casos de doença por vírus Ebola na República Democrática do Congo, de 22 de Abril a 19 de Maio de 2017.

Fonte: OMS

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias