CDC emite aviso de viagem para a Nigéria devido a um surto de febre amarela 24/05/2022 - 00:20

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) emitiram um aviso de viagem para a Nigéria na semana passada por causa de um surto de febre amarela, relatado pela primeira vez em novembro de 2020.

O Centro de Controle de Doenças da Nigéria (NCDC) está relatando surtos de febre amarela em vários estados (Bauchi, Benue, Delta, Ebonyi e Enugu) confirmados por testes no Laboratório Nacional de Referência da Nigéria. Atividades de resposta estão em andamento e campanhas de vacinação em massa estão previstas nas áreas afetadas.

A menos que sejam vacinados, os viajantes não devem visitar essas áreas.

De 1º de janeiro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, um total de 2.456 casos suspeitos de febre amarela (FA) foram notificados de 526 Áreas do Governo Local  em 37 estados da Nigéria. Dos casos suspeitos, 54 deram positivo para FA por teste de neutralização de redução de placa (PRNT) no Institut Pasteur em Dakar.

Quinze (28%) dos 54 casos confirmados eram do Estado de Enugu.

Três óbitos foram notificados entre os casos confirmados.

Febre amarela é uma febre hemorrágica viral aguda.

Os sintomas da febre amarela (febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas e dores musculares) desenvolvem-se 3-6 dias após a infecção. Cerca de 15% das pessoas infectadas com o vírus da febre amarela desenvolverão doenças graves que podem levar a doenças hepáticas, sangramento, choque, falência de órgãos, pele amarelada (icterícia) e às vezes morte.

O diagnóstico é baseado em sintomas, testes laboratoriais e histórico de viagens. O vírus da febre amarela se espalha através das picadas de mosquitos infectados.

O CDC diz que aqui não há medicamentos para tratar ou curar a febre amarela. A vacina contra a febre amarela é a melhor proteção contra essa doença. Os viajantes também devem usar repelente de mosquitos para evitar picadas de mosquitos.

Embora o governo da Nigéria só exija que os viajantes que chegam de outro país onde a febre amarela ocorra para mostrar a prova de vacinação, o CDC recomenda que todos os viajantes com 9 meses ou mais que vão para a Nigéria devem receber a vacinação contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem. A febre amarela é sempre um risco quando se viaja na Nigéria, e ainda mais enquanto surtos de febre amarela estão ocorrendo. Um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (ICVP ou "Cartão Amarelo") fornece comprovante de vacinação.

 

Fonte da informação: http://outbreaknewstoday.com

Últimas Notícias