21 cidades do Paraná têm alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti 03/12/2015 - 13:20

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta quarta-feira (2) um relatório sobre a circulação do mosquito Aedes aegypti no Paraná. O estudo revela que, atualmente, 295 municípios registram a presença do mosquito transmissor da dengue, dos quais 110 estão em estado de alerta de infestação e outras 21 têm alto risco de epidemia.

A importância do controle do mosquito Aedes aegypti não se limita apenas ao controle da dengue, mas também da febre chikungunya e da febre zika, uma nova doença relacionada ao surto de microcefalia no país.

De acordo com o levantamento, é considerado de alto risco todo município que apresentar índice de infestação predial (IIP) superior a 4%. Isso significa que a cada 100 domicílios visitados pelas equipes de saúde, pelo menos quatro tiveram focos do mosquito.

Assim como em anos anteriores, as cidades em situação mais crítica estão nas regiões noroeste, norte e oeste do Estado. A chegada do verão e das altas temperaturas reforça ainda mais a necessidade de se intensificar as ações de combate ao mosquito, visto que o clima quente favorece a proliferação do inseto.

DIA D – No próximo dia 9 de dezembro, o Estado vai organizar, em parceria com os municípios, uma grande mobilização para convocar a sociedade a também entrar na luta contra o mosquito. A data foi escolhida por causa do Dia de Ação contra a Dengue, lembrado todo dia nove de cada mês.

Veja a lista dos municípios com alto índice de infestação do Aedes aegypti:

Nova Aurora
Ibiporã
Assai
Loanda
Campo Mourão
São Tomé
Nova Esperança
Nova Londrina
Iporã
Godoy Moreira
Medianeira
São Manoel do Paraná
Santa Mariana
Porecatu
Mamborê
Planaltina do Paraná
São Pedro do Paraná
Goioerê
Guaíra
Nova Aliança do Ivaí
Santa Amélia

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias