Surto de sarampo declarado em cidade do Reino Unido 09/11/2023 - 09:24

Um surto de sarampo foi declarado numa cidade do Reino Unido – com especialistas alertando os pais para garantirem que seus filhos sejam vacinados.

Nas últimas seis semanas, sete crianças foram confirmadas para sarampo em Cardiff.

Rob Howard, diretor de saúde pública de Leicester, informou que recentemente tiveram dois casos confirmados de sarampo na cidade; um caso é um estudante universitário e o outro é um estudante escolar.

Os índices de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola conhecida como MMR, estão baixos na cidade.

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) disse que o risco de uma epidemia de sarampo em todo o Reino Unido é considerado pequeno – mas não há preocupações crescentes sobre um aumento nos casos confirmados.

Devido às baixas taxas de vacinação em Londres, o UKHSA alertou que um surto entre 40.000 e 160.000 casos poderia ocorrer na capital.

Os últimos números da UKHSA, publicados em 3 de novembro, mostram que houve cinco casos, incluindo três em Londres, em setembro. Desde então, as autoridades locais têm publicado os seus próprios números na tentativa de incentivar mais pessoas a serem vacinadas.

As vacinas MMR são oferecidas a todas as crianças e são consideradas 99 por cento eficazes em duas doses aos cinco anos de idade. Contudo, como revelou O Independente em Setembro, algumas áreas apresentam taxas muito baixas.

Em todo o Reino Unido, 85,6 por cento das crianças que completaram cinco anos entre janeiro e março deste ano receberam a segunda dose.

Howard disse: ““O sarampo é um vírus muito infeccioso e se espalha facilmente. As pessoas que contraem sarampo normalmente se recuperam completamente dentro de algumas semanas, no entanto, para alguns pode ser uma doença muito grave que pode levar à incapacidade permanente e, ocasionalmente, pode causar a morte.”

O NHS em Leicester estava agora trabalhando com consultórios em uma tentativa de vacinar mais crianças nas próximas semanas, disse o conselho municipal.

Os sintomas do sarampo incluem temperatura elevada, espirros e tosse, seguidos de erupção na pele pelo corpo. Qualquer pessoa que desconfie que seu filho está com sarampo deve solicitar uma consulta urgente com seu médico de família.

O vírus se espalha quando uma pessoa infectada tosse ou espirra – e as crianças afetadas devem ficar fora da creche ou da escola por pelo menos quatro dias.

Susanne Howes, consultora em proteção à saúde da UKHSA, disse: “É importante que as pessoas estejam alertas aos sintomas do sarampo, que geralmente começa com sintomas semelhantes aos do resfriado acompanhados de febre, erupção na pele com manchas marrom-avermelhadas e olhos vermelhos doloridos.

“Os sintomas iniciais do sarampo desenvolvem-se cerca de 10 dias após a pessoa ser infectada, mas podem demorar entre 7 a 21 dias. Se você sentir esses sintomas, procure atendimento médico, mas certifique-se de telefonar com antecedência antes de visitar o consultório do seu médico de família ou outro ambiente de saúde, para que possam ser tomadas providências para evitar que outras pessoas sejam infectadas.

 

 

Atualização sobre a epidemiologia do sarampo na Inglaterra

De 1º de janeiro a 30 de setembro de 2023, houve 149 casos de sarampo confirmados laboratorialmente na Inglaterra. São casos confirmados por meio de exames laboratoriais locais ou de referência.

Cinco novos casos foram notificados em agosto e 6 novos casos em setembro. A maioria (n= 89 (60%)) dos casos foi notificada em Londres, embora todas as regiões tenham notificado pelo menos um caso. 78% dos casos ocorreram em crianças menores de 10 anos e 25% dos casos ocorreram em adolescentes e jovens de 15 a 34 anos.

Cerca de 1 em cada 5 (35 de 149 (23%)) dos casos foram importados, possíveis importações ou relacionados com importações, enquanto o resto reflete transmissão comunitária na Inglaterra, com apenas um novo caso importado notificado em Agosto e 4 casos de importação ou relacionados com importações em Setembro (3 dos 4 da Somália, 1 dos 4 da Índia).

A Figura 1 ilustra o número de casos, por mês, em 2023 na Inglaterra e em Londres.

Gráfico sarampo Reino Unido 2023

 

Figura 1. Casos de sarampo confirmados laboratorialmente por mês de início da erupção cutânea ou sintomas relatados, Londres e Inglaterra: janeiro de 2023 a setembro de 2023. (Os dados das últimas 4 semanas são provisórios e estão sujeitos a confirmação no laboratório de referência e, portanto, são representados como linhas pontilhadas. Quatro casos previamente confirmados, foram descartados através de novos testes e análises epidemiológicas).

 

Preparando-se para o ressurgimento do sarampo na Inglaterra

A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA) escreveu aos profissionais de saúde que trabalham nos cuidados primários sobre a preparação para o ressurgimento do sarampo na Inglaterra.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) publicou recentemente uma avaliação do risco de sarampo que concluiu que, embora o risco de uma epidemia de sarampo em todo o Reino Unido seja considerado baixo, um surto de sarampo entre 40.000 e 160.000 casos poderia ocorrer em Londres, devido a níveis baixos de adesão à vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola (MMR) na capital. As evidências mostram também que fora de Londres existe um risco elevado de casos ligados a viagens ao estrangeiro que conduzam a surtos em grupos populacionais específicos. Houve um aumento constante nos casos de sarampo este ano .

A carta contém mais informações e implicações para os serviços de cuidados primários. O site da UKHSA também contém sarampo: orientações, dados e análises. Isto inclui um conjunto de slides com uma atualização para os cuidados primários contendo informações sobre prevenção, a vacina MMR, apresentação clínica e complicações do sarampo, avaliação de risco de casos e contatos e ações principais.

 

Fontes:

https://www.gov.uk/government/publications/measles-epidemiology-2023/confirmed-cases-of-measles-in-england-by-month-age-and-region-2023

https://g7.news/saude/2023/11/07/surto-de-sarampo-declarado-em-cidade-do-reino-unido-enquanto-especialistas-emitem-alerta-aos-pais

https://www.rpharms.com/about-us/news/details//Preparing-for-measles-resurgence-in-England

 

Últimas Notícias