Serviços de saúde no Brasil

Se você adquiriu um seguro de saúde particular, certifique-se qual cobertura proporcionada e quais serviços de saúde são referências para o atendimento médico.

Se você não adquiriu um seguro de saúde particular, saiba que os serviços públicos de saúde no Brasil são gratuitos.

O turista estrangeiro que apresentar problemas de saúde pode procurar atendimento na rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dos seguintes serviços:
 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

O SAMU funciona 24 horas, todos os dias da semana, e o acesso é feito por meio do número de telefone 192. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel local. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência, por intermédio de ambulâncias, em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
 

Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE 193)

O SIATE é um serviço do Corpo de Bombeiros, composto por equipes especializadas, à disposição da população 24 horas por dia. Pode ser acionado em caso de acidentes de qualquer natureza, por meio do telefone 193. Realiza atendimento pré-hospitalar às vítimas de traumas em vários níveis, desde uma fratura em ambiente doméstico até acidentes automobilísticos com várias vítimas.

Em 2003, apenas sete municípios do Paraná contavam com o atendimento do Siate. Atualmente o serviço de emergência médica tem base em 32 municípios do estado.
 

Unidades de Pronto-Atendimento (UPA 24h)

Prestam atendimentos a pacientes com quadros agudos de natureza clínica, bem como o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma. Estabilizam os pacientes e realizam a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

UPAS NO PARANÁ

HOSPITAIS DE ATENDIMENTO A URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NO PARANÁ