OPAS alerta sobre infecções ligadas ao turismo médico 13/07/2023 - 09:06

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) pediu aos Estados membros que fortaleçam sua capacidade de detectar, gerenciar e prevenir surtos de organismos resistentes a antimicrobianos vinculados ao turismo médico.

O alerta ocorre após um surto multinacional de meningite fúngica ligado a duas clínicas privadas de cirurgia estética no México.

Em uma atualização epidemiológica, a OPAS disse que o surto afetou 35 residentes dos EUA que viajaram para as clínicas e foram submetidos a procedimentos sob anestesia peridural. Dez dos pacientes dos EUA confirmaram casos de meningite fúngica e 8 morreram, de acordo com a última atualização dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças .

Das 547 pessoas submetidas a procedimentos nas duas clínicas de janeiro a abril deste ano, 237 (43%) eram residentes nos Estados Unidos. A OPAS estima que o número de residentes nos Estados Unidos que procuram assistência médica fora do país aumentou de 750.000 para 1,4 milhão por ano de 2007 a 2017 – um número que deve crescer 25% ao ano.

Os principais destinos dos turistas médicos são México, Canadá e países da América Central, América do Sul e Caribe. A maioria dos procedimentos que procuram estão relacionados com a cirurgia estética e cosmética. As motivações incluem custos mais baixos, o desejo de evitar longas listas de espera ou acesso a procedimentos que não estão disponíveis no país de residência.

“Embora a maioria dos pacientes busque atendimento de saúde no país em que reside, há uma proporção crescente de pessoas que viajam para atendimento médico, odontológico ou cirúrgico de várias maneiras”, disse a OPAS. “Esse tipo de atendimento médico pode representar um risco tanto para a saúde pública quanto para a vida da pessoa que busca esse tipo de atendimento”.

Segundo o relatório, as complicações mais comuns do procedimento de turismo médico são infecções de feridas cirúrgicas e bacteremia, algumas das quais causadas por organismos resistentes a antibióticos. Essas infecções geralmente estão relacionadas a práticas abaixo do ideal para prevenir infecções associadas à assistência à saúde (como esterilização inadequada de materiais e reutilização de seringas), epidemiologia local de organismos resistentes a antibióticos e uso inadequado de antibióticos entre prescritores e pacientes.

Além do surto de meningite fúngica, outros surtos relatados entre turistas médicos na região incluem um surto de 2019 de infecções de sítio cirúrgico causadas por Pseudomonas aeruginosa multirresistente. Esse surto afetou 38 pacientes americanos que viajaram para Tijuana para cirurgia bariátrica.

 

"Este tipo de atendimento médico pode representar um risco tanto para a saúde pública quanto para a vida da pessoa que o procura."

 

Para evitar surtos de organismos resistentes ligados ao turismo médico, a OPAS recomenda que as autoridades de saúde pública da região conduzam investigações de surtos rápidas e oportunas após a detecção inicial de casos iniciais, implementem medidas apropriadas de prevenção e controle de infecções e uma estratégia de comunicação para disseminar informações sobre surtos, e comunicar imediatamente os resultados às autoridades do país onde a infecção é susceptível de ser adquirida.

O relatório da OPAS também pede que os laboratórios clínicos implementem um protocolo regional para a detecção de cepas resistentes e que o pessoal do laboratório seja treinado na detecção de patógenos associados à assistência à saúde mais comumente adquiridos em destinos internacionais.

Para prevenir a ocorrência dessas infecções, a OPAS insta os estabelecimentos de saúde que atendem turistas médicos a garantir a implementação adequada de uma estratégia multimodal de higiene das mãos, implementar medidas para a prevenção de infecções de feridas cirúrgicas e limpar, descontaminar e esterilizar adequadamente todos os equipamentos e dispositivos médicos de acordo com as diretrizes atuais.

 

Fonte: https://www.cidrap.umn.edu/antimicrobial-stewardship/paho-warns-about-infections-linked-medical-tourism

Imagem: eyegelb / iStock

 

 

 

 

Últimas Notícias