Influenza Aviária - Atualização para viajantes 27/06/2023 - 08:58

O que é a influenza aviária?

A influenza aviária, também chamada de gripe aviária, é causada por um vírus que geralmente infecta aves selvagens e domésticas. Aves selvagens que carregam vírus da gripe aviária incluem aves aquáticas migratórias, como patos, gansos e cisnes, e aves marinhas, como cegonhas. Os vírus da gripe aviária podem se espalhar facilmente de aves selvagens para aves domésticas, como galinhas, perus, gansos e faisões. O vírus é encontrado nas fezes (cocô) de uma ave infectada e nos fluidos dos olhos, nariz ou boca da ave.

 

Os vírus da gripe aviária geralmente não infectam as pessoas. No entanto, isso pode acontecer se você:

- Tocar seus olhos, nariz ou boca depois de manusear aves vivas ou mortas infectadas.

- Tocar superfícies ou manusear itens contaminados por vírus da gripe aviária e tocar seus olhos, nariz ou boca.

- Inspirar gotículas ou poeira contaminada com o vírus.

- As pessoas que adoecem com a gripe aviária podem apresentar desde sintomas leves até sintomas graves. Algumas pessoas apresentam sintomas leves, incluindo vermelhidão nos olhos (conjuntivite), tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores musculares ou no corpo, dores de cabeça e cansaço. Os sintomas mais graves incluem febre alta, falta de ar e dificuldade para respirar. Pessoas com doença grave podem desenvolver pneumonia que pode exigir hospitalização. Sinais e sintomas menos comuns incluem diarreia, náusea, vômito ou convulsões.

 

Os viajantes podem pegar gripe aviária?

É improvável que a maioria dos viajantes contraia gripe aviária. No entanto, os viajantes que trabalham com animais, como veterinários, fazendeiros, especialistas da indústria animal e profissionais da vida selvagem, ou pessoas que visitam granjas ou mercados de animais vivos podem estar em maior risco.

 

O que os viajantes podem fazer para prevenir a gripe aviária?

- Não toque em pássaros e evite visitar locais onde vivem pássaros livres, silvestres e/ou selvagens.

- Evite visitar fazendas de aves, granjas, mercados de animais vivos e outros locais onde aves vivas são criadas, mantidas, abatidas ou vendidas. Se você precisar visitar esses lugares, use uma máscara bem ajustada e evite tocar em aves domésticas ou outras aves.

- Se você visitar locais ao ar livre onde vivem pássaros, certifique-se de tomar medidas para evitar germes durante e após a visita.

- Não toque em qualquer tipo de ave doente ou morta.

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente após ter contato ou estar perto de pássaros ou locais onde os pássaros são mantidos ou tocar em aves não cozidas.

- Se água e sabão não estiverem disponíveis, limpe as mãos com desinfetante para as mãos contendo pelo menos 60% de álcool.

- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Se você precisar tocar seu rosto, certifique-se de que suas mãos estejam limpas.

- Evite contato próximo, como beijos, abraços ou compartilhar talheres ou copos com pessoas doentes.

 

Depois da Viagem

Se você viajou e se sente mal, principalmente se estiver com febre, converse com um profissional de saúde e conte a ele sobre sua viagem. Evite contato com outras pessoas enquanto estiver doente.

 

Últimas Notícias