Difteria: Nigéria, Guiné, Vietnã 21/09/2023 - 08:57

Nigéria, Guiné, Vietnã:

 

Há um surto de difteria em vários estados da Nigéria, Guiné e Vietnã (veja localidades clicando no link ao final da matéria).

A vacinação contra a difteria é essencial para proteger contra doenças. Se você estiver viajando para uma área afetada, você deve estar com suas vacinas contra difteria em dia . Antes de viajar, discuta a necessidade de uma dose de reforço com o seu profissional de saúde.

Evite contato com pessoas com sintomas de difteria, como febre, dor de garganta, dificuldade para engolir, alteração na voz, falta de ar, fraqueza ou fadiga.

Evite tocar nas feridas dos outros.

Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel ao tossir ou espirrar.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão.

Se você se sentir mal durante a viagem, procure atendimento médico imediatamente. Se você não foi vacinado ou não está totalmente vacinado contra a difteria e ficar doente após uma possível exposição a alguém com difteria, é importante iniciar o  tratamento  o mais rápido possível.

Se você se sentir mal após retornar da viagem, procure atendimento médico imediatamente. Informe o seu profissional de saúde sobre o seu estado de vacinação contra a difteria e a sua viagem recente, incluindo onde foi e o que fez.

 

Para médicos

Todos os viajantes com 2 meses ou mais que viajem para áreas de surto devem receber uma dose adequada à idade de uma vacina contendo toxóide diftérico se não estiverem totalmente vacinados ou se não tiverem recebido uma dose de reforço nos 5 anos anteriores à partida.

 

O que é difteria?

A difteria é uma infecção grave causada por cepas da bactéria Corynebacterium diphtheriae que produz uma toxina. A toxina pode fazer com que as pessoas fiquem muito doentes. A bactéria da difteria se espalha de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias, como tosse ou espirro. As pessoas também podem ficar doentes ao tocar em feridas abertas ou úlceras de pessoas com difteria.

Quando as bactérias entram no sistema respiratório, podem causar dor de garganta, febre leve e inchaço das glândulas do pescoço. A bactéria produz uma toxina que mata os tecidos saudáveis ​​do sistema respiratório e pode dificultar a respiração e a deglutição. A toxina também pode causar problemas cardíacos, nervosos e renais se entrar na corrente sanguínea. As infecções de pele causadas por  C. diphtheriae  geralmente consistem em úlceras superficiais (feridas) e não resultam em doença grave.

Para algumas pessoas, a difteria respiratória pode levar à morte. Mesmo com tratamento, cerca de 1 em cada 10 pacientes com difteria respiratória morre. Sem tratamento, até metade dos pacientes podem morrer da doença.

Se você não foi vacinado ou não está totalmente vacinado contra a difteria e pode ter sido exposto, é importante iniciar o  tratamento  o mais rápido possível.  

O CDC recomenda que todas as pessoas com 2 meses ou mais sejam vacinadas para se protegerem contra a difteria.

 

Fonte: CDC - Centers for Disease Control and Prevention

https://wwwnc.cdc.gov/travel/notices/level2/diphtheria-guinea

 

 

Viajantes

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas que viajam para áreas com surtos de difteria estejam vacinadas adequadamente antes da viagem, de acordo com o esquema nacional de vacinação. Se mais de cinco anos se passaram desde a última dose, recomenda-se uma dose de reforço.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias