Leishmaniose Visceral

A leishmaniose visceral é uma infecção causada por um parasita, a Leishmania infantum, e transmitida ao homem quando é picado pelo mosquito-palha (flebotomíneo) infectado. Essa doença acomete a região nordeste há muitos anos, onde é conhecida como calazar, porém nos últimos anos vem se expandindo pelo sudeste e sul do Brasil. No Paraná, a transmissão de leishmaniose visceral ocorre desde 2015 na região de Foz do Iguaçu. Essa doença preocupa porque pode levar a óbito.

SINTOMAS

A doença se manifesta com febre que dura várias semanas, associada a aumento de órgãos internos como o fígado e o baço. Além disso pode acometer as células do sangue, causando anemia e baixa da imunidade, muitas vezes sendo confundida com câncer ou leucemias. Para realizar o diagnóstico, existe um teste rápido (exame de sangue) e em casos mais complicados pode ser necessário exame da medula óssea. O tratamento é feito pelo SUS e quanto antes for iniciado melhor as chances de cura. Não há vacina contra esse doença.

ALERTA

Se você for viajar para Foz do Iguaçu, proteja-se com repelentes e roupas de manga comprida. Se mora ou voltar dessa região e apresentar febre prolongada, mesmo semanas após, procure um médico.

 

Cartaz Leishmaniose

 

Cartaz Leishmaniose