09/08/2020

Desde o início do surto até 11 de agosto de 2020, um total de 84 casos (80 confirmados, quatro prováveis), incluindo 36 mortes, foram relatadas de Bikoro (26), Bolomba (13), Iboko (4), Ingende (8), Lilanga Bobangi (1), Lolanga Mampoko (1), Lotumbe (5), Mbandaka (24) e Wangata (2) zonas de saúde na província de Equateur na RDC.

Desde o início da campanha de vacinação com rVSV-ZEBOV-GP em 5 de junho de 2020, 22.036 pessoas foram vacinadas.

De maio a julho de 2018, o 9º surto de Ebola na RDC ocorreu em Mbandaka, Bikoro e na Província de Equateur, levando a um total de 54 casos, incluindo 33 mortes. De acordo com a OMS, o evento atual parece estar separado do 10º surto de Ebola no leste do país, que resultou em 3.470 casos, incluindo 2.287 mortes e foi declarado seu final em 25 de junho de 2020. Foi confirmado um novo surto, sendo o 11º na RDC pelo vírus Ebola desde 1976, quando o vírus foi descoberto pela primeira vez.

Além de surtos de ebola, o país é atualmente afetado por outros surtos importantes, como COVID-19, sarampo, cólera, varíola dos macacos, poliomielite e a peste bubônica.

Fontes: WHO Afro Twitter | OMS Afro Sitrep | Boletim da OMS Afro | QUEM FAZ | Notícias da OMS | Dr. Tedros

Avaliação ECDC

Os surtos de ebola na RDC são recorrentes, pois o vírus está presente em um reservatório animal em muitas partes do país.

Implementar medidas de resposta é crucial, e um alto nível de vigilância é essencial para detectar e interromper ainda a transmissão no início. As medidas de resposta podem ser desafiadoras em meio a outros surtos em curso no país. O risco geral para a UE / EEE é muito baixo, especialmente com as atuais limitações de viagens.

Avaliação da OMS: em 3 de junho de 2020, a avaliação da OMS revelou que o ressurgimento atual não é inesperado, dado a identificação do potencial de disseminação da vida selvagem na África, a alta densidade populacional na região e aspectos sociológicos, ecológicos e fatores ambientais que podem influenciar o surgimento de DVE. Há necessidade de mais recursos e vários desafios foram identificados para a resposta nesta área.

Distribuição geográfica de casos confirmados e prováveis ​​de doença pelo vírus Ebola, Província de Equateur, República Democrática do Congo, em 11 de agosto de 2020

Mapa Ebola

Fonte: European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC)