20/05/2020

De 13 a 19 de maio de 2020, não foram relatados novos casos de doença pelo vírus Ebola (DVE) da província de Kivu do Norte, República Democrática do Congo. Desde o ressurgimento do surto em 10 de abril de 2020, sete casos confirmados foram relatados nas áreas de saúde de Kasanga, Malepe e Kanzulinzuli na Zona de Saúde de Beni. Desses, dois casos que estavam recebendo atendimento no ETC se recuperaram e tiveram alta, e um permanece na comunidade (status desconhecido). Foram confirmadas as mortes das outras quatro pessoas por  Ebola, incluindo duas mortes na comunidade e duas no ETC em Beni. Nenhum novo caso foi registrado desde 27 de abril. A última pessoa que confirmou o Ebola se recuperou e recebeu alta do centro de tratamento em 14 de maio de 2020. No mesmo dia, o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo declarou o lançamento da contagem regressiva de 42 dias até o final do surto. Em 18 de maio, todos os 90 contatos que permaneceram sob vigilância completaram seus 21 dias de acompanhamento.

Um total de 1486 pessoas foram vacinadas em Beni e Karisimbi desde 10 de abril de 2020. Até o momento, nenhuma fonte definitiva de infecção foi identificada.

De 13 a 19 de maio de 2020, foram relatados em média 2832 alertas por dia, dos quais 2827 (mais de 99%) foram investigados em 24 horas. Desses, uma média de 385 alertas foram validados como casos suspeitos por dia, exigindo atendimento especializado e testes laboratoriais para descartar DVE. Nas últimas três semanas, a taxa de alerta melhorou nas zonas de saúde afetadas. Testes oportunos de casos suspeitos continuam sendo fornecidos por oito laboratórios. De 11 a 17 de maio de 2020, 2869 amostras foram testadas, incluindo 2081 amostras de sangue de casos vivos suspeitos; 382 casos de mortes na comunidade; e 406 amostras de pacientes re-testados. No geral, as atividades laboratoriais aumentaram 15% em comparação com a semana anterior.

Em 19 de maio de 2020, um total de 3462 casos de DVE, incluindo 3317 confirmados e 145 prováveis, foram relatados. Destas, 2279 pessoas morreram (taxa de mortalidade de 66%) e 1171 sobreviveram. Do total de casos confirmados e prováveis, 57% (n = 1970) eram do sexo feminino, 29% (n = 1002) eram crianças com menos de 18 anos e 5% (n = 171) eram trabalhadores da saúde. Desde o início do surto, 250.292 contatos foram registrados e, desde agosto de 2018, 303.867 pessoas (trabalhadores da linha de frente; contatos e contatos de contatos de casos confirmados) foram vacinados contra DVE com a vacina rVSV-ZEBOV-GP.

Esforços para recuperar o caso confirmado em falta e investigações sobre a origem do recente cluster na Zona de Saúde de Beni ainda estão em andamento. Dada a longa duração e a grande magnitude do surto de Ebola nas províncias de Ituri, Kivu Norte e Kivu Sul na República Democrática do Congo e a endemicidade do vírus Ebola em reservatórios de animais da região, existe o risco de reemergência do vírus que antecedeu a declaração do fim do surto, bem como além. Nas próximas semanas e meses, é crucial manter um sistema de vigilância forte e robusto, a fim de detectar, isolar, testar e tratar novos casos suspeitos o mais cedo possível, melhorar o resultado de casos potenciais e interromper novas cadeias de transmissão. Manter uma forte comunicação e coordenação entre parceiros, autoridades e comunidades afetadas, bem como apoio contínuo e envolvimento com os sobreviventes de DVE, são essenciais nessa resposta ao surto.

Em 14 de abril de 2020, a OMS revisou a avaliação de risco para este evento de Alto para Moderado nos níveis nacional e regional, enquanto o nível de risco permaneceu Baixo no nível global. A avaliação de risco será continuamente reavaliada nos próximos dias, com base nas informações disponíveis e compartilhadas.

A OMS desaconselha qualquer restrição de viagens e comércio com a República Democrática do Congo com base nas informações atualmente disponíveis sobre esse surto de DVE. Quaisquer requisitos para certificados de vacinação contra o Ebola não são uma base razoável para restringir o movimento através das fronteiras ou a emissão de vistos para viajantes de / para os países afetados. A OMS continua a monitorar de perto e, se necessário, verificar as medidas de viagem e comércio em relação a este evento. Atualmente, nenhum país implementou medidas de viagem que interferem significativamente no tráfego internacional para a República Democrática do Congo em relação a esse surto de DVE. Os viajantes devem procurar orientação médica antes de viajar e devem praticar boa higiene. Mais informações estão disponíveis nas recomendações da OMS para o tráfego internacional relacionado ao surto da doença pelo vírus Ebola na República Democrática do Congo.