14/02/2020

Nesta semana, a incidência de casos continuou baixa no surto da doença pelo vírus Ebola (DVE) na República Democrática do Congo. De 5 a 11 de fevereiro, três novos casos confirmados foram relatados na Zona de Saúde de Beni, província de Kivu do Norte. Todos os três casos têm links epidemiológicos para uma cadeia de transmissão originária da Área de Saúde de Aloya, Zona de Saúde de Mabalako, com possível exposição nosocomial em Beni. O caso mais recente relatado na Zona de Saúde de Beni em 11 de fevereiro foi isolado um dia após o início dos sintomas. A detecção precoce de casos reduz a probabilidade de transmissão de DVE na comunidade e melhora significativamente o resultado clínico dos pacientes.

Nos últimos 21 dias (22 de janeiro a 11 de fevereiro de 2020), 12 casos confirmados, incluindo três mortes na comunidade, foram relatados em quatro áreas de saúde em duas zonas de saúde ativas na província de Kivu do Norte (Figura 1): Beni (n = 11) e Mabalako (n = 1). Faz 42 dias que a Katwa Health Zone registrou novos casos. A redução contínua da disseminação geográfica dos casos de DVE e a tendência decrescente na incidência de casos observada nos últimos 21 dias são encorajadores; no entanto, essas melhorias permanecem frágeis e não devem ser interpretadas como uma indicação de que os esforços de resposta podem ser reduzidos. A vigilância contínua é essencial para melhorar a prevenção e o controle de infecções nos estabelecimentos de saúde, além de garantir a identificação e o acompanhamento precoce de casos e contatos.

Ebola Mapa 14 02 2020

Figura 1. Casos confirmados e prováveis ​​de doença pelo vírus Ebola por semana do início da doença por zona de saúde. Dados de 11 de fevereiro de 2020 *

Em 11 de fevereiro, foram notificados 3.432 casos de DVE, incluindo 3.309 confirmados e 123 prováveis, dos quais 2.253 casos morreram (taxa de mortalidade geral de 66%). Do total de casos confirmados e prováveis, 56% (n = 1.923) eram do sexo feminino, 28% (n = 968) eram crianças com menos de 18 anos e 5% (n = 172) de todos os casos relatados eram trabalhadores da saúde.

Em 12 de fevereiro, o Diretor Geral da OMS convocou o Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional (RSI). O Comitê analisou os progressos na implementação das Recomendações Temporárias emitidas em 18 de outubro de 2019. Atualizações sobre o surto foram fornecidas por representantes do Ministério da Saúde da República Democrática do Congo, pelo Coordenador de Resposta de Emergência ao Ebola da ONU e pelo Secretariado da OMS. A situação nos países vizinhos foi analisada, bem como a preparação em áreas não afetadas da República Democrática do Congo. Na opinião do Comitê, esse evento ainda constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC).

Em 10 de fevereiro, a OMS publicou novas diretrizes para os profissionais de saúde sobre o manejo de mulheres grávidas e que amamentam no contexto da doença pelo vírus Ebola. O documento analisa as evidências existentes e fornece um conjunto único de recomendações sobre a continuidade de atendimento às mulheres expostas, diagnosticadas ou recuperadas do Ebola, e permitirá que os profissionais de saúde, as equipes de resposta a emergências e os formuladores de políticas de saúde melhorem as medidas de prevenção e tratamento em casos de Ebola.

Em 12 de fevereiro de 2020, a OMS revisou a avaliação de risco para este evento de Muito Alto para Baixo nos níveis nacional e regional, enquanto o nível de risco foi mantido como Baixo no nível global. A OMS monitora continuamente as mudanças na situação epidemiológica e no contexto do surto para garantir que o apoio à resposta seja adaptado às circunstâncias em evolução. Essa avaliação reconheceu melhorias na incidência de casos e outros indicadores epidemiológicos e o fortalecimento das capacidades locais e regionais. A dinâmica do surto, no entanto, permanece condicionada ao acesso das equipes de resposta às áreas afetadas. A insegurança continua sendo uma barreira ao esforço de resposta ao surto. O número limitado de mortes na comunidade ainda ocasionalmente relatadas entre os novos casos de DVE pode perpetuar a transmissão, com potencial para novos casos surgirem fora dos grupos sob vigilância. O vírus Ebola pode persistir nos fluidos corporais de alguns sobreviventes. Em um número limitado de casos, as transmissões secundárias da exposição a fluidos corporais de sobreviventes foram documentadas. Devemos esperar mais grupos de casos após a exposição a fluidos corporais infectados por sobreviventes nos próximos meses. Esse risco pode ser mitigado por meio de um programa dedicado ao atendimento e monitoramento de sobreviventes. Em nível nacional e regional, as possíveis limitações impostas às atividades de resposta e preparação (por exemplo, escassez de financiamento, perda de acesso às comunidades devido à deterioração da segurança etc.), podem reverter os ganhos obtidos no controle do surto.

A OMS desaconselha qualquer restrição de viagens e comércio com a República Democrática do Congo com base nas informações atualmente disponíveis. Quaisquer requisitos para certificados de vacinação contra o Ebola não são uma base razoável para restringir o movimento através das fronteiras ou a emissão de vistos para viajantes para os países afetados. A OMS continua a monitorar de perto e, se necessário, verificar as medidas de viagem e comércio em relação a este evento. Atualmente, nenhum país implementou medidas de viagem que interferem significativamente no tráfego internacional para a República Democrática do Congo. Os viajantes devem procurar orientação médica antes de viajar e devem praticar boa higiene. Mais informações estão disponíveis nas recomendações da OMS para o tráfego internacional relacionado ao surto da doença pelo vírus Ebola na República Democrática do Congo.