11/02/2019

Notícias da doença do Vírus Ebola de surto na República Democrática do Congo

A doença do vírus Ebola (DVE) na República Democrática do Congo continua com um número relativamente elevado de casos relatados nas últimas semanas (Figura 1). As zonas de saúde de Katwa e Butembo continuam sendo os epicentros do surto, relatando 71% dos casos nas últimas três semanas, com agrupamentos menores continuando a ocorrer simultaneamente em uma área geograficamente dispersa.

Figura 1: Casos confirmados e prováveis da doença do vírus Ébola por semana de início da doença, dados de 5 de fevereiro de 2019 (n = 789)

Grafico Ebola

Os dados nas últimas semanas estão sujeitos a atrasos na confirmação e no relato de casos, bem como à limpeza contínua dos dados - as tendências durante esse período devem ser interpretadas com cautela.

Os cinco casos prováveis de Komanda (todos os quais morreram em novembro de 2018) foram relatados durante a semana de 21 a 27 de janeiro de 2019, após uma reclassificação retrospectiva dos casos.

Até 5 de fevereiro, foram notificados 789 casos de DVE (735 confirmados e 54 prováveis), incluindo 488 óbitos (proporção geral de casos fatais: 62%). Até agora, 267 pessoas receberam alta dos Centros de Tratamento de Ebola (ETCs) e se inscreveram em um programa dedicado de monitoramento e suporte. Entre os casos com informações disponíveis sobre idade e sexo, 58% (454/788) eram do sexo feminino e 30% (232/786) tinham menos de 18 anos; incluindo 116 crianças menores de cinco anos. Cinco novas infecções de trabalhadores de saúde foram relatadas em Katwa (4) e Kalunguta (1); no total, 67 trabalhadores de saúde foram afetados até o momento.

Durante os últimos 21 dias (16 de janeiro a 5 de fevereiro de 2019), 119 novos casos foram registrados em 13 zonas de saúde (Figura 2), incluindo: Katwa (75), Butembo (9), Beni (8), Kyondo (5) , Kayna (5), Oicha (4), Manguredjipa (4), Biena (2), Kalunguta (2), Mabalako (2), Masereka (1), Mutwanga (1) e Vuhovi (1). Análises epidemiológicas atuais apontam para transmissão nosocomial devido a práticas inadequadas de prevenção e controle de infecção (IPC), atrasos persistentes na detecção e isolamento de novos casos, mortes freqüentes na comunidade (e contato subsequente com o falecido) e transmissão nas redes familiares e comunitárias, como principais impulsionadores da transmissão contínua de doenças. Insegurança e bolsões de resistência da comunidade têm continuamente reprimido os esforços para combater esses riscos; no entanto, as equipes de resposta continuam comprometidas em fortalecer ativamente a confiança e a participação da comunidade em todas as áreas afetadas, e estão começando a observar melhorias tangíveis em Katwa e em outros lugares.

A Zona de Saúde de Komanda passou recentemente pelo período de transmissão mais arriscado, com o último caso confirmado relatado em 11 de janeiro e todos os contatos completando o período mínimo de acompanhamento; no entanto, um alto grau de vigilância precisará ser mantido para detectar rapidamente potenciais exacerbações e reintroduções aqui e em outras áreas anteriormente afetadas.

A OMS reviu a sua avaliação de risco em 9 de janeiro de 2019 para o surto e o risco permanece muito elevado a nível nacional e regional; o nível de risco global permanece baixo. Este surto do vírus Ebola está afetando as províncias do nordeste da República Democrática do Congo, na fronteira com Uganda, Ruanda e Sudão do Sul. Existe um risco potencial de transmissão do vírus Ebola nos níveis nacional e regional, devido a viagens extensas entre as áreas afetadas, o resto do país e os países vizinhos por razões econômicas e pessoais, bem como devido à insegurança. O país vive concomitantemente outras epidemias (por exemplo, cólera, poliomielite derivada da vacina, malária) e uma crise humanitária de longo prazo. Além disso, a situação de segurança em Kivu do Norte e Ituri às vezes limita a implementação de atividades de resposta.

Como o risco de propagação nacional e regional é muito alto, é importante que as províncias e países vizinhos reforcem as atividades de vigilância e preparação. O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005) recomendou que a falha em intensificar essas atividades de preparação e vigilância levaria ao agravamento das condições e à disseminação. A OMS continuará a trabalhar com países e parceiros vizinhos para garantir que as autoridades de saúde sejam alertadas e estejam operacionalmente preparadas para responder.

Tráfego internacional: A OMS adverte contra qualquer restrição de viagem e comércio com a República Democrática do Congo com base nas informações atualmente disponíveis. Atualmente, não há vacina licenciada para proteger as pessoas contra o vírus Ebola. Por conseguinte, quaisquer requisitos para os certificados de vacinação contra o Ébola não constituem uma base razoável para restringir o movimento através das fronteiras ou a emissão de vistos para os passageiros que deixam a República Democrática do Congo. A OMS continua a monitorar de perto e, se necessário, verificar as medidas de viagem e comércio em relação a esse evento. Atualmente, nenhum país implementou medidas de viagem que interfiram significativamente no tráfego internacional de e para a República Democrática do Congo. Os viajantes devem procurar aconselhamento médico antes de viajar e devem praticar uma boa higiene.

Figura 2: Casos confirmados e prováveis da doença do vírus Ébola por zona de saúde nas províncias de Kivu do Norte e Ituri, República Democrática do Congo, dados de 5 de fevereiro de 2019 (n = 789)

Mapa Ebola