22/11/2019

Sete novos casos confirmados foram relatados na semana passada (13 a 19 de novembro) no atual surto da doença pelo vírus Ebola (DVE) nas províncias do norte de Kivu e Ituri. Após mais de 30 dias sem novos casos, a Zona de Saúde de Oicha relatou um novo caso confirmado de DVE, que foi uma morte na comunidade. Este caso tinha ligações às zonas sanitárias de Kalunguta, Mandima, Mabalako e Oicha e foi transportado para a zona sanitária de Beni após a morte. Uma equipe multidisciplinar iniciou a investigação dessa cadeia de transmissão. A fonte da exposição ainda está para ser identificada; amostras foram enviadas ao laboratório na Zona de Saúde Katwa para sequenciamento para apoiar a identificação do caso de origem. Todos os outros casos relatados nas zonas de saúde de Beni e Mabalako na semana passada foram ligados a cadeias de transmissão conhecidas.

Nesta semana, incidentes de segurança atribuídos a conflitos armados ocorreram em várias áreas incluídas na resposta, incluindo Beni, Oicha e Kyondo Health Zones. Isso ocorreu principalmente devido às operações militares em andamento contra grupos armados não estatais e a ataques de retaliação à população local. Embora não tenha havido nenhum relato de violência direcionado à resposta, a insegurança e os protestos relacionados pelas comunidades levaram à suspensão das atividades de resposta em algumas áreas das zonas sanitárias de Beni, Butembo e Oicha. Essa violência e as interrupções na resposta estão ameaçando reverter o progresso recente. Como visto anteriormente durante esse surto, essas interrupções limitam o rastreamento de contatos e os esforços de vigilância e geralmente resultam em aumento da transmissão.

Nos últimos 21 dias (30 de outubro a 19 de novembro), 28 casos confirmados foram relatados em quatro zonas de saúde ativas nas províncias de Kivu e Ituri do Norte (Figura 1), com a maioria relatada em três zonas de saúde: Mabalako (50%, n = 14), Beni (29%, n = 8) e Mandima (18%, n = 5). A maioria dos casos (93%, n = 26) está ligada a cadeias de transmissão conhecidas. A maior das duas cadeias ativas de transmissão inclui dois casos sintomáticos na comunidade por um longo período de tempo, o que levou à transmissão secundária e terciária. As Zonas de Saúde Mambasa e Butembo passaram 21 dias sem novos casos confirmados.

Ebola Mapa

Figura 1: Casos confirmados e prováveis ​​de doença pelo vírus Ebola por semana de casos relatados por áreas de saúde. Dados até 19 de novembro de 2019 *

Em 19 de novembro, um total de 3.298 casos de DVE foram relatados, incluindo 3.180 casos confirmados e 118 prováveis, dos quais 2.197 casos morreram (taxa de mortalidade geral de 67%). Do total de casos confirmados e prováveis, 56% (n = 1.859) eram do sexo feminino, 28% (n = 931) eram crianças com menos de 18 anos e 5% (n = 163) eram trabalhadores da saúde.

A OMS monitora continuamente as mudanças na situação epidemiológica e no contexto do surto para garantir que o apoio à resposta seja adaptado às circunstâncias em evolução. A última avaliação concluiu que os níveis de risco nacional e regional permanecem muito altos, enquanto os níveis de risco global permanecem baixos.

Embora a incidência relativamente baixa observada seja encorajadora, ela deve ser interpretada com cautela, pois a situação permanece altamente dependente do nível de acesso e segurança nas comunidades afetadas. Simultaneamente ao declínio na incidência de casos, houve uma mudança nos hotspots de ambientes urbanos para comunidades mais rurais e de difícil acesso, dentro de uma área geográfica mais concentrada. Essas áreas trazem desafios adicionais à resposta, incluindo uma situação de segurança extremamente volátil, dificuldade de acessar algumas áreas remotas, atrasos no envolvimento com a comunidade que, por sua vez, levam a desconfiança e mal-entendidos e possível subnotificação de casos. Os recentes eventos de segurança e a interrupção das atividades de resposta ressaltam o fato de que o risco de ressurgimento permanece muito alto, assim como os riscos de re-dispersão do surto nos casos que viajam para fora dos hotspots para procurar atendimento médico ou por outros motivos. Esses riscos continuam a ser mitigados pelas atividades substanciais de resposta e preparação na República Democrática do Congo e nos países vizinhos, com o apoio de um consórcio de parceiros internacionais.

A OMS desaconselha qualquer restrição de viagens e comércio com a República Democrática do Congo com base nas informações atualmente disponíveis. Quaisquer requisitos para certificados de vacinação contra o Ebola não são uma base razoável para restringir o movimento através das fronteiras ou a emissão de vistos para viajantes para os países afetados. A OMS continua a monitorar de perto e, se necessário, verificar as medidas de viagem e comércio em relação a este evento. Atualmente, nenhum país implementou medidas de viagem que interferem significativamente no tráfego internacional para a República Democrática do Congo. Os viajantes devem procurar orientação médica antes de viajar e devem praticar boa higiene. Mais informações estão disponíveis nas recomendações da OMS para o tráfego internacional relacionado ao surto da doença pelo vírus Ebola na República Democrática do Congo.