07/12/2018

Notícias da doença do vírus Ebola de surto na República Democrática do Congo

15 de novembro de 2018
Novas medidas  estão sendo implementadas para superar os obstáculos na resposta ao surto da doença pelo vírus Ebola (DVE) na República Democrática do Congo, tendo um impacto positivo.O Ministério da Saúde (MS), a OMS e os parceiros continuam confiantes de que, apesar dos desafios, o surto pode ser contido.
Na semana passada (7 a 13 de novembro), a transmissão continuou em várias áreas da província de Kivu do Norte, enquanto se observou uma expansão geográfica do surto para duas novas zonas de saúde (Kyondo e Mutwanga) (Figura 1). Os primeiros casos relatados dessas zonas de saúde foram expostos através do contato com casos em Butembo e Beni, respectivamente.
Foram notificados 31 novos casos de DVE confirmados em Beni, Mutwanga, Kalunguta, Butembo, Vuhovi, Kyondo e Musienene. Quatro dos novos casos foram recém-nascidos e lactentes com menos de dois anos de idade, três eram crianças entre os 2 e os 17 anos e três eram mulheres que estavam grávidas ou a amamentar. Três profissionais de saúde de Beni e Butembo estavam entre os recém-infectados; 31 agentes de saúde foram infectados até o momento. Doze sobreviventes adicionais receberam alta de Beni (nove), Butembo (dois) e Mabalako (um) centros de tratamento de Ebola (ETCs) e reintegrados em suas comunidades; 103 pacientes se recuperaram até o momento.
Desde  13 de novembro, 341 casos de EVD (303 confirmados e 38 prováveis), incluindo 215 mortes (177 confirmados e 38 prováveis) 1, foram relatados em 11 zonas de saúde na província de Kivu do Norte e três zonas de saúde na Província de Ituri (Figura 1) . As tendências gerais da incidência semanal de casos refletem a continuação da transmissão da comunidade em várias cidades e aldeias no Kivu Norte (Figura 2). Dados os atrasos esperados na detecção de casos  em andamento, as tendências, especialmente nas semanas mais recentes, devem ser interpretadas com cautela.

O risco do surto se espalhar para outras províncias da República Democrática do Congo, bem como para os países vizinhos, continua muito alto. Ao longo da semana passada, foram comunicados alertas do Sudão do Sul e do Uganda; A EVD foi descartada para todos os alertas até o momento. A vacinação dos trabalhadores de saúde e da linha de frente em locais prioritários em Uganda começou em 7 de novembro, e estão em curso preparativos para a vacinação de trabalhadores de saúde e de linha de frente em Ruanda e no Sudão do Sul.

Figura 1: Casos confirmados e prováveis da doença do vírus Ébola por semana de início da doença, dados de 13 de novembro de  2018 (n = 341)
ebola

Figura 2: Casos confirmados e prováveis da doença do vírus Ébola por zona de saúde nas províncias de Kivu do Norte e Ituri, República Democrática do Congo, dadosate 13 de novembro de 2018 (n = 341)

ebola

Avaliação de Risco - Organização Mundial da Saúde

Este surto de DVE está afetando as províncias do nordeste do país, que fazem fronteira com Uganda, Ruanda e Sudão do Sul. Os potenciais fatores de risco para transmissão de EVD nos níveis nacional e regional incluem: ligações de transporte entre as áreas afetadas, o resto do país e os países vizinhos; o deslocamento interno de populações; e o deslocamento de refugiados congoleses para países vizinhos. O país está experimentando simultaneamente outras epidemias (por exemplo, cólera, poliomielite derivada da vacina, malária) e uma crise humanitária de longo prazo. Além disso, a situação de segurança em Kivu do Norte e Ituri às vezes limita a implementação de atividades de resposta. A avaliação de risco da OMS para o surto é atualmente muito alta nos nível nacional e regional; o nível de risco global permanece baixo. A OMS continua a aconselhar contra qualquer restrição de viagem e comércio com a República Democrática do Congo com base nas informações atuais.
Como o risco de disseminação nacional e regional é muito alto, é importante que as províncias e países vizinhos melhorem as atividades de vigilância e preparação. O Comitê de Emergência do RSI recomendou que a falta de intensificação dessas atividades de preparação e vigilância levaria a condições de piora e maior disseminação. A OMS continuará a trabalhar com os países e parceiros vizinhos para garantir que as autoridades de saúde sejam alertadas e estejam operacionalmente preparadas para responder.

Tráfego internacional: A OMS adverte contra qualquer restrição de viagem e comércio para a República Democrática do Congo com base nas informações atualmente disponíveis. Não existe atualmente nenhuma vacina licenciada para proteger as pessoas contra o vírus Ebola. Por conseguinte, quaisquer requisitos para os certificados de vacinação contra o Ébola não constituem uma base razoável para restringir o movimento através das fronteiras ou a emissão de vistos para os passageiros que deixam a República Democrática do Congo. A OMS continua a monitorar de perto e, se necessário, verificar as medidas de viagem e comércio em relação a esse evento. Atualmente, nenhum país implementou medidas de viagem que interfiram significativamente no tráfego internacional de e para a República Democrática do Congo. Os viajantes devem procurar aconselhamento médico

Fonte: WHO - World Health Organization

Arquivo anexado: