21/02/2018

Sarampo - atualização

O Sarampo ressurgiu na Região Europeia da OMS, afetando 21.315 pessoas e causando 35 mortes em 2017, após uma baixa recorde de 5.273 casos em 2016. O Escritório Regional da OMS para a Europa lançou novos dados de 2017 um dia antes de uma reunião sobre imunização, realizada em Montenegro no dia 20 de fevereiro 2018.

"Toda nova pessoa afetada pelo sarampo na Europa nos lembra que crianças e adultos não vacinados, independentemente de onde vivem, correm o risco de contrair a doença e espalhá-la para outros que podem não ser vacinados. Mais de 20.000 casos de sarampo e 35 vidas perdidas em 2017, são uma tragédia que não podemos aceitar ", diz o Dr. Zsuzsanna Jakab, Diretor Regional da OMS para a Europa.

A eliminação do sarampo e da rubéola é um objetivo prioritário com o qual todos os países europeus estão firmemente comprometidos e a pedra angular para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde. Este recuo de curto prazo não pode dissuadir do compromisso desta geração de libertar seus filhos dessa doença de uma vez por todas.

Grandes surtos de sarampo afetam 1 em 4 países europeus

O aumento nos casos de sarampo em 2017 incluiu grandes surtos (100 ou mais casos) em 15 dos 53 países da Região Europeia. O maior número de pessoas afetadas foi relatado na Romênia (5.562), na Itália (5.006) e na Ucrânia (4.767). Esses países experimentaram uma série de desafios nos últimos anos, como declínios na cobertura geral de imunização de rotina, alguns grupos marginalizados, interrupções no fornecimento de vacinas ou sistemas de vigilância de doenças com desempenho insuficiente.

Grécia (967), Alemanha (927), Sérvia (702), Tajiquistão (649), França (520), Federação Russa (408), Bélgica (369), Reino Unido (282), Bulgária (167), Espanha (152), República Checa (146) e a Suíça (105) também sofreram grandes surtos, muitos dos quais em declínio até o final de 2017.

Ações para deter os surtos atuais e evitar que novos ocorram são adotadas em várias frentes. Incluem aumentar a conscientização pública, imunizar profissionais de saúde e outros adultos com riscos especiais, abordar desafios de acesso e melhorar o planejamento e a logística de suprimentos.

Continua o progresso apesar da recuperação nos casos

O processo de verificação da eliminação do sarampo e da rubéola por país, introduzido em 2012, aproximou a região da Europa do objetivo de eliminação de sarampo e rubéola. Todos os anos, a Comissão Regional de Verificação (RVC) independente examina as atividades de imunização e dados dos países e recomenda ações para resolver os desafios específicos enfrentados pelos países. No final de 2016, 42 dos 53 países da Região interromperam a transmissão endêmica do sarampo. No entanto, os surtos continuarão a ocorrer até que todas as crianças e adultos susceptíveis estejam protegidos.

Os ministros da saúde de 11 países se reuniram em 20 de fevereiro de 2018 para discutir em conjunto estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos no Plano de Ação de Vacina na Europa até 2020, incluindo a eliminação do sarampo e da rubéola. Um relatório sobre os progressos regionais será apresentado em setembro de 2018.

Sarampo fora da Europa

Segundo a OMS, os países mais afetados pelo vírus do sarampo em outras partes do mundo concentram-se na África e na Ásia, destacando-se a Índia (55,2 mil casos em 2017), Nigéria (10,7 mil), Indonésia (6,5 mil), Paquistão (6,4 mil), China (5,7 mil), Bangladesh (4,1 mil) e a República Democrática do Congo (3,7 mil).

Sarampo no Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima informou na segunda-feira (26) que investiga 12 casos suspeitos de sarampo em Boa Vista. Todos os casos são em crianças com faixa etária de cinco meses a 10 anos.

Uma bebê venezuelana de 1 ano foi diagnosticada com a doença e desde então foi implantada uma força-tarefa de combate, prevenção e busca de novos casos. Até o momento, foram revisados 41.418 fichas de atendimento e prontuários. A ideia é evitar um surto da doença.

Oito casos suspeitos e o confirmado são procedentes da Venezuela. Os outros quatro são de brasileiros que moram em Boa Vista. Em todos os casos não houve registro de vacinação.

Todos os pacientes, segundo a instituição, apresentaram febre e manchas no corpo, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

A coleta de material biológico foi realizada para todos os casos e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR).

Caso confirmado

No dia 19 foi confirmado um caso de sarampo em uma menina venezuelana de 1 ano de idade sem histórico vacinal. O primeiro diagnóstico positivo foi realizado no Lacen-RR e notificado em 14 de fevereiro. Na Fiocruz foi identificado que o vírus que infectou a paciente coincide com o que circula na Venezuela, caracterizando o caso como importado.

Vacinação

No período de 13 a 23 de fevereiro, conforme a Sesa/RR, foram aplicadas mais de 2 mil doses de vacina nas ações de bloqueio e intensificação vacinal, pelas equipes de vigilância epidemiológica estadual e municipal.

As ações foram realizadas nos abrigos instalados nos ginásios dos bairros Tancredo Neves e Pintolândia, além de praças como Capitão Clóvis e Simon Bolívar, onde vivem centenas de venezuelanos.

sintomas sarampo

Fonte: WHO Europa e G1